TRASNSFER E SUBLIMAÇÃO

Sobre nós

Mais um projeto nosso no ar e como de costume, falando sobre aquilo em que somos especialistas: como fazer sublimação em canecas.  Dessa vez criamos um site um pouco diferente e estamos ansiosos para ver qual é a sua opinião quanto a sua experiência de navegação no nosso site.

Preparação da máquina de impressão de tela plana


Para obter uma gravação limpa e precisa, é importante ajustar corretamente o salto e a elevação. E pra não correr o risco de errar, assista novamente a aula 4 do módulo 5 do curso de sublimação online da Heloart.

A distância entre a tela de impressão e o material a ser impresso é chamada no momento anterior ao processo de impressão, ou seja, antes da lâmina raspadora pressionar a tela no material a ser impresso.

O salto é necessário, em primeiro lugar, para que o material a ser impresso não seja tocado pela tela antes de ser impresso e, eventualmente, ele será impresso; em segundo lugar, para que a peneira esticada se separe do material a ser impresso imediatamente por trás do rodo de impressão.

O salto será ajustado o menor possível, por exemplo:

  • Para um formato de imagem impresso DIN A3 2-3 mm
  • Para um formato de imagem impresso DIN A0 4-5 mm
  • Para impressão manual, um salto um pouco maior do que para impressão em máquina é geralmente usado.

Deve sempre ser estritamente controlado que a peneira seja mantida paralela à mesa de impressão.

Medindo cunha SST

Em máquinas de impressão de cama plana, um salto uniforme é um dos fatores decisivos para obter um registro preciso e uma impressão correta. Se a máquina de impressão é colocado um ecrã salto longe, segue-se que a pressão da lâmina é ajustada de forma irregular porque a lâmina tem de pressionar mais fortemente sobre a peneira, no lado onde existe maior salto. Isso resulta em uma distorção irregular e intensa da imagem estampada.

Com a cunha de medição, a uniformidade do salto pode ser controlada com muita facilidade, introduzindo a cunha entre a armação da tela e o material a ser impresso, nos quatro lados. Na escala da cunha de medição, o salto em mm pode ser lido. O salto ideal depende das dimensões da tela, da imagem a ser impressa, da tensão do tecido, do ajuste da tinta e, em geral, do problema de impressão.

As condições fundamentais para uma precisão de registro são tão pequenas quanto possível e uma pressão mínima da lâmina do médico.

Para que a peneira se eleve ainda melhor do material a ser impresso, muitas máquinas de impressão têm um movimento de elevação que está levantando cada vez mais a estrutura da peneira, conforme avança o curso do rodo. Quanto ao mecanismo da lâmina do médico se move na direção da impressão, a tela é levantada pelo elevador que fica atrás da lâmina do médico. Isso significa um salto adicional e constantemente maior durante o processo de impressão.

Quer aprender sublimação do zero? Acesse já: https://cursodesublimacaoonline.com/

© Copyright prensatermica